Vamos dar um basta?

Não é de hoje que tenho observado o comportamento das pessoas. Neste período de eleições, os absurdos que eu já havia reparado antes parecem se tornar cada vez mais vexatórios.

Não, não digo pelo fato de termos que votar numa corja de gente escrota e desqualificada que se forja em ternos impecáveis e sapatos lustrados. Digo pela facilidade que a maioria tem de se ludibriar e não ver problema algum nisso. 

Se chega alguém com cara de bom moço, prometendo mundos e fundos desde que seja eleito, a gente vota. Se a gente não vota, a gente perde o voto. Que expressão ridícula é essa de "perder o voto"? Quem criou isso? 

Quer dizer que, pra que eu não "perca meu voto", eu tenho que votar em quem todo mundo cegamente vota? Tenho que votar em quem eu não vejo motivo para votar, em quem eu não sinto segurança na proposta de governo? Não, não vou pela maioria. A maioria é burra. Engana-se quem pensa que a voz do povo é a voz de Deus. A voz do povo é só a voz do povo.

Porra, e eu achando que o voto serve para que a gente exerça nosso dever como cidadãos sensatos que somos. Mas é muito cobrar sensatez do outro.

Você pesquisa sobre o candidato que você pretende votar? Você sabe ao menos alguma coisa que ele colaborou em cargos menores? Sabe se ele esteve envolvido em algum escândalo, em alguma quadrilha barra pesada, em algum esquema de corrupção? 

Não pense apenas em você. Pense em cento e noventa milhões de pessoas iguais a você. Pense também nos próximos quatro, oito, dez anos em que você terá que aturar aquele cara que você mesmo deu crédito e votou.

E então, para quê serve REALMENTE o voto? Simplesmente para saber até onde você é capaz de pensar além, em prol de quem você nem ao menos conhece, mas que quer ver bem. 

Capricha aí neste segundo turno, vacilão.

Comentários

  1. Ótimo post e compartilho a mesma opinião. ;)

    ResponderExcluir
  2. Votarei no Serra, espero que tenha futuro. Como meu professor de história sempre diz: "Devemos votar no menos pior"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça a festa.

Postagens mais visitadas